O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – reuniu-se com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq), Eduardo Nery, e cobrou agilidade no processo de análise das licenças da Hidrovia da Lagoa Mirim e do Porto Meridional de Arroio do Sal.
O senador explicou que a articulação com a Antaq está sendo antecipada e que o órgão aguarda o envio da documentação. “Estamos trabalhando no próximo passo, pois são empreendimentos estratégicos que vão gerar milhares de empregos no Rio Grande do Sul e precisam ser priorizados. Foram mais de 60 anos para a hidrovia caminhar em direção a concretização e já se vão quatro anos desde que começamos a sonhar com esse novo Porto. Não podemos perder tempo!”, ressaltou Heinze.
O diretor-geral da agência prometeu acelerar ao máximo a apreciação, considerando o impacto econômico dos novos empreendimentos para o estado. Heinze também destacou a importância das duas obras.
“Os projetos vão garantir a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Vamos baratear os custos e ampliar nossa capacidade logística. O resultado disso é empregos e crescimento para o estado e país”, afirmou o parlamentar, que é um defensor de investimentos em infraestrutura.
Porto do Arroio do Sal – a infraestrutura do projeto deverá ser financiada com recursos da iniciativa privada, que estão estimados em R$ 6 bilhões e serão viabilizados por meio de concessão.
De acordo com o projeto desenhado pela DTA Engenharia, o Porto Meridional terá a capacidade de movimentar 50 milhões de toneladas ao ano. Também terá um calado de 17 metros de profundidade, dois a mais de que o Porto de Rio Grande, favorecendo assim a atracação de navios de grande porte.
Hidrovia – o projeto prevê extensão de até 1.860 quilômetros, que liga Uruguai e Brasil por meio da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo – RS, está sendo negociado pelos dois países desde 1909 com a assinatura do “Tratado de Limites”. O novo modal de transporte permitirá o escoamento de cargas com baixo custo econômico e ambiental.