Porto de Arroio do Sal: Heinze apresenta projeto e cobra celeridade na emissão de autorizações federais

O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – realizou na quarta-feira, 8, uma reunião, em Brasília, com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para tratar do Porto de Arroio do Sal. O encontro rendeu a promessa de agilidade nos processos de autorizações federais vinculados à Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq – e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama.

O senador, que articulou a reunião, alega que o porto irá ampliar a capacidade de escoamento da produção gaúcha. “O governo federal assumiu o compromisso de agilizar a análise da documentação. Estamos falando de um equipamento estratégico, com investimento garantido, que pode alavancar o desenvolvimento da região tanto do ponto de vista da produção rural, quanto na perspectiva do turismo. Para adiantar estou agendando, também, uma reunião com o Ministério Público para tratar dos detalhes do empreendimento”, ressalta Heinze.

O encontro contou com a presença de uma comitiva de empresários, prefeito e lideranças da região.

Novo Porto: a iniciativa contempla um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade estimada de recebimento de 40 mil toneladas. A proposta inclui também um calado inicial de 17 metros – mais profundo do que o de Rio Grande -, o que permite a recepção de embarcações de grande porte, a exemplo dos cruzeiros marítimos. A estimativa é que sejam investidos R$ 6 bilhões no desenvolvimento do ancoradouro.

Hidrovia: o governo do Brasil celebrou uma declaração pública com Uruguai, no último dia 7, em que assume o compromisso de realizar a licitação do projeto básico e executivo da hidrovia da Lagoa Mirim, ainda no primeiro semestre deste ano. A nova rota fluvial, que contará com investimento público de R$ 50 milhões de reais, além de fortalecer o comércio entre as duas nações, também irá induzir o transporte de cargas para o porto de Rio Grande.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir