Hidrovia da Lagoa Mirim será viabilizada com recurso da União, conforme adiantou Heinze

A declaração assinada entre os dois países também prevê a construção e reforma de pontes, binacionalização de aeroporto e ampliação de acordos internacionais

Na terça-feira, 7, o governo federal deu o primeiro sinal de que vai cumprir a promessa feita ao senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – e celebrou uma declaração pública com Uruguai. O documento confirma o lançamento da licitação do projeto básico e executivo da hidrovia da Lagoa Mirim, enquanto obra pública, conforme acordado na reunião da última sexta-feira, 3

O termo indica que o pregão será realizado nas próximas semanas, com o objetivo de iniciar a obra ainda neste ano. Defensor do projeto, o senador Heinze celebrou o avanço. “Entendo que a declaração conjunta em que o governo assume a responsabilidade é mais um avanço em direção a concretização da hidrovia, desejada há mais de seis décadas. Precisamos acompanhar todas as etapas para garantir essa obra com a urgência que precisa. O novo modal irá baratear os custos logísticos na região e tornar os produtos gaúchos mais competitivos”, ressaltou Heinze.

Negociada pelos dois países desde a gestão do ex-presidente João Goulart, a hidrovia abrange 1.860 quilômetros e liga o Uruguai ao Brasil por meio da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo. O governo estima investimento de R$ 50 milhões para realização da dragagem.

Aeroporto

No pacote de iniciativas conjuntas também foi incluída a binacionalização do Aeroporto Internacional de Rivera. Localizado no Uruguai, a estrutura faz fronteira com Santana do Livramento – RS.

Pontes

A declaração emitida pelas nações contempla a abertura de licitação, em até 60 dias, para construção de uma nova ponte sobre o Rio Jaguarão, na região da fronteira com o Uruguai. A travessia, com 150 metros, irá facilitar a integração entre as cidades de Jaguarão, no lado brasileiro, e Rio Branco, no lado uruguaio.

O governo uruguaio se comprometeu com a reforma da Ponte Internacional Barão de Mauá, que realiza trânsito similar, mas não suporta mais o fluxo da região. A conexão inaugurada em 1930 é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Parceria

A pactuação assinada abrange a formação de um grupo de trabalho entre as nações interessadas para fortalecer acordos comerciais e projetos de interesses.

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