Heinze reúne lideranças para acelerar construção da ponte entre Vale do Sol e Candelária

Senador segue acompanhando de perto andamento do projeto

 

O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS- reuniu nesta sexta-feira, 28, com lideranças locais para discutir a instalação da ponte metálica sobre o Rio Pardo, que conectará os municípios de Candelária e Vale do Sol, na localidade de Rebentona. Durante o encontro, foram abordados temas como o licenciamento ambiental da área de Candelária, que está sendo conduzido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM, e os custos de desmontagem, limpeza e transporte da estrutura.

Heinze, que está à frente do processo desde o ano passado, reafirmou seu compromisso de continuar mobilizando tanto agentes públicos quanto privados para garantir a execução da obra. “Candelária precisa dessa ponte para escoar sua produção. Já temos os módulos ferroviários e o aporte inicial. Agora, a prioridade é acelerar a licença de instalação”, destacou o senador.

A remoção da ponte metálica deve ter início na próxima semana, por meio da empresa GM Montagens Industriais. A estrutura conta com três módulos: dois de 20 metros, que serão transportados intactos para Candelária, e um de 40 metros, que será cortado para o transporte e posteriormente soldado no local definitivo.

Ao longo do encontro, também foi discutida a necessidade de atualização do orçamento, demanda que ficou sob a responsabilidade do secretário de Administração, Jorge Mallmann.

A empresa Inovate, responsável pelos trâmites de licenciamento, garantiu a Heinze que o processo será entregue à FEPAM no prazo máximo de 30 dias, caso não haja nenhuma intercorrência.

O empreendimento está sendo financiado pela iniciativa privada, com o apoio inicial do Instituto Ling e do Sicredi. A gestão dos recursos é responsabilidade da Associação de Indústria e Comércio de Candelária – ACIC.

Participaram do encontro os prefeitos Rim – Candelária – e José Valtair – Vale do Sol-, além de técnicos da Emater, vereadores do PP, secretário de Administração, Jorge Mallmann, e representantes dos sindicatos dos setores agrícola, comercial e do Sicredi.

O histórico: após as enchentes de 2024, a infraestrutura local foi severamente afetada. A partir de uma solicitação do setor produtivo, o senador Heinze propôs a reutilização de estrutura ferroviária ociosa em Alegrete. Todo o processo de negociação com o DNIT para a cessão dos módulos foi coordenado pelo parlamentar, que também mobilizou a iniciativa privada para viabilizar a instalação.

 

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