O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – reuniu, nesta terça-feira, 7, em Foz do Iguaçu/PR, autoridades dos governos argentino e brasileiro para tratar da construção da ponte internacional Itaqui / La Cruz. Ao fim do encontro, foi entregue à secretária Nacional de Transportes, Viviane Esse, um pedido formal de realização da obra considerando, inclusive, a possibilidade de financiamento por meio da iniciativa privada.
O senador argumentou que a formalização do pedido pode facilitar a retomada do empreendimento. “São mais de 30 anos de espera. Aproveitamos a presença de autoridades estratégicas para formar uma aliança em favor da ponte. A expectativa é que este ato abra portas para o fortalecimento da infraestrutura”, destacou Heinze.
Durante a reunião, o senador também pediu celeridade na retomada do leilão da ponte internacional São Borja – Santo Tomé, suspenso nesta terça-feira, pelo Tribunal de Contas da União – TCU -, que exigiu a apresentação de documentação adicional. A previsão é de que a oferta pública seja realizada até fevereiro.
Além disso, o parlamentar solicitou a intervenção de Viviane Esse para acelerar o andamento da nova ponte sobre o Rio Ibicuí, na BR 472, entre Itaqui e Uruguaiana. Heinze, que já havia cobrado do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit – , em dezembro, a realização da obra, espera que a secretária possa priorizar o empreendimento, aguardado há anos pela comunidade local.
Participaram da reunião o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores de São Borja, José Luiz Rodrigues Machado – Boca – e João Carlos Reolon respectivamente. O município de Itaqui foi representado pela secretária da Fazenda, Istely Vale, pelo superintendente de Gestão, Mauricio Talhaferro, e pelo vereador João Manzoni. Pela Argentina, estiveram presentes o secretário de Governo, Gustavo Cañete, e o concejal Mario Fernández.