Nesta sexta-feira, 5, o senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – apresentou para prefeitos e dirigentes de entidades, uma proposta de ampliação do projeto de irrigação para os municípios da Associação da Região Central – Amcentro. Durante o evento, realizado em Santa Maria, 14 municípios já manifestaram interesse em participar do programa.
Heinze, que tem capitaneado o projeto, celebrou o acolhimento da proposta. “É com irrigação que vamos garantir alimento na mesa e renda para quem produz. Não falta água, mas a carência de um sistema que de fato possa nos garantir segurança hídrica é evidente. O programa que estamos implementando oferece respostas tanto para os excessos de chuva, quanto para a estiagem que castiga o Rio Grande do Sul há alguns anos”, ressaltou Heinze.
A apresentação incluiu a importância do mapeamento preciso, estudos realizados em outras regiões e as portas que se abrem com o investimento. O debate técnico foi conduzido pelo geólogo e ex-secretário de estado, Rogério Porto, juntamente com professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Resultados iniciais
O programa está em fase de expansão. A primeira entrega contempla a demarcação de 5.479 pontos de acumulação de água nas principais bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul. O cálculo estima que essas posições serão capazes de irrigar mais de 3,2 milhões de hectares de soja, milho, arroz, pastagens e outras culturas.