A Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 6, o projeto de lei que concede o título de Capital Nacional do Rally ao município de Erechim, no Norte gaúcho. A iniciativa, proposta pelo senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – e relatada pelo deputado federal Afonso Hamm – PP/RS -, segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça – CCJ.
O senador explica que o projeto abre portas para o desenvolvimento socioeconômico. “O rally injeta milhões de reais e movimenta economia regional. Do hotel até os equipamentos automotivos a atividade favorece a geração de emprego e renda. O título representa um justo reconhecimento”, destaca Heinze.
Hamm destacou no seu parecer a valorização da cidade de Erechim como um centro de esportes automobilísticos de renome nacional e internacional.
Histórico: desde 1998, a cidade realiza o Rally Internacional, considerada pela Federação Internacional do Automóvel – FIA – como a maior e melhor prova de eventos regionais da América do Sul. A proposição legislativa apresentada em 2020 acolhe o pleito da ex-vereadora, Marines Rosa Ronsoni – PP/RS.