Nesta terça-feira, 28, um grupo de prefeitos, parlamentares, gestores e representantes da Serra Gaúcha desembarcaram em Brasília com uma pauta de reivindicações que incluem Porto Meridional do Arroio do Sal, aeroporto regional, recursos para hospitais e até pontos da reforma tributária. A missão que segue até quinta-feira, 2, inclui visitas aos ministérios do Turismo, Saúde, Planejamento, Fazenda, Tecnologia, Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – participou do encontro e destacou a importância da iniciativa, bem como os avanços em favor do Porto. “Reuniões resolutivas com pauta objetiva como essas são fundamentais, para que possamos concretizar projetos. Sobre o Porto Meridional gostaria de ressaltar que já temos algumas licenças, restando apenas a questão do IBAMA, ANTAQ e o plano diretor. Agendei também para o próximo dia 7, uma reunião com o ministro Márcio França para apresentar o projeto”, ressaltou Heinze.
No quesito saúde, os R$ 7 milhões necessários para finalização das obras do Hospital Geral de Caxias do Sul foram tema da reunião, bem como as dificuldades no reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde. As necessidades de equipamentos e melhorias de mais seis hospitais foram destacadas como prioridade da região.
O grupo pediu apoio ainda na aprovação de uma reforma tributária e na assinatura de acordos bilaterais que possam fortalecer a região. O ensino profissionalizante e o fomento ao turismo também foram ressaltados no encontro e devem ser detalhados nas visitas ministeriais.
A mobilização, que conta com apoio de Heinze, está sendo organizada pelo “MobiCaxias”. Trata-se de um movimento formado por lideranças, entidades empresariais, sindicatos, associações, universidade e comunidade.
Clique aqui confira a íntegra dos pedidos.