Governo Federal garante a conclusão do distrato
Em audiência realizada na quinta-feira, 2, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, assegurou ao senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – a retomada do contrato que prevê a construção de uma nova ponte sobre o Rio Ibicuí, na BR 472, entre Itaqui e Uruguaiana. A expectativa é que o distrato com o consórcio vencedor da licitação seja concluído nas próximas semanas e que a segunda colocada do certame possa assumir os trabalhos nos próximos dias.
O ministrou reforçou o compromisso do governo federal com o empreendimento. “Nosso próximo passo é fazer um novo contrato, com uma nova empresa, que permita a construção dessa ponte tão importante para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, afirmou Sampaio.
O empreendimento representa investimento público de R$ 118 milhões, sendo que R$ 6,4 milhões foram viabilizados por emendas do senador Heinze ao Orçamento Geral da União, que vão garantir o início da obra. “Precisamos acelerar o andamento desta iniciativa e entregar aos gaúchos uma infraestrutura que, além de dar segurança, estimule o crescimento das nossas exportações”, reforçou Heinze.
A atual ponte de ferro, de uma única via, foi construída em 1888. Por ela transitam, em média, 400 caminhões por dia.