São Borja conquista habilitação do Ministério da Saúde para atendimento oncológico pelo SUS 

Foi confirmada, nesta quarta-feira, 20, pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a habilitação para atendimento de pacientes assistidos pelo Sistema único de Saúde – SUS – no Centro de Oncologia do Hospital Ivan Goulart (HIG), em São Borja. 

O senador Luis Carlos Heinze intermediou a agenda com a presença do presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; o presidente do Hospital Ivan Goulart (HIG), Pedro Rodrigues Machado; o vice-presidente de Relações Institucionais da entidade, empresário Celso Rigo e o Coordenador-Geral da Famurs, Salmo Dias de Oliveira. Heinze destaca a transformação nos atendimentos de toda a região. 

“Pacientes que tratam doenças como o câncer e dependem do SUS  tinham que ser levados a cidades como Uruguaiana, Santo Ângelo ou Ijuí. Um novo horizonte em saúde se aproxima. A demanda no atendimento será para 11 municípios das Fronteira Oeste e das Missões, melhorando a vida de mais de 169 mil pessoas”, destacou Heinze. 

Emocionado, Eduardo Bonotto, agradeceu ao empenho do Ministério da Saúde e dedicou a conquista para população de São Borja. “É o fato mais significativo das últimas décadas de São Borja. É uma luta desde 2015. Idas e vindas para Brasília. Que bom ver que a população que precisa de quimioterapia vai poder contar com o Centro de Oncologia do Hospital Ivan Goulart (HIG) de São Borja. É um dia histórico. Estamos trazendo dignidade, carinho e respeito por toda a população de São Borja. Estou orgulhoso de fazer parte desta história”, disse o prefeito de São Borja. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir