União assegura R$ 6,5 milhões para retomada das obras de contenção de enchentes defendidas por Heinze

Nesta terça-feira, 30, foi realizada em Porto Alegre uma cerimônia que marcou a destinação de R$ 6,5 milhões da União para a reativação de projetos de prevenção de enchentes. Os recursos anunciados serão direcionados às obras de contenção que foram paralisadas há 12 anos e beneficiarão diretamente os municípios de Porto Alegre, Alvorada, Sapucaia do Sul, Eldorado do Sul, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Campo Bom.

A medida é fruto do trabalho de articulação do senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) e do deputado federal Luiz Carlos Busato (União/RS) e contempla a construção de diques, sistemas de bombeamento de água e drenagem urbana.

Heinze celebrou o avanço: “Foram muitas reuniões, entrevistas, audiências públicas e ofícios enviados. O evento de hoje representa um passo à frente; agora é seguir monitorando para transformar o anúncio em realidade”, ressaltou o parlamentar.

A proposta inclui drenagem urbana nas bacias Gravataí, Arroio Feijó, Baixo e Alto Sinos, Delta do Jacuí e estudos na região do Caí. A execução dos projetos será realizada pelos governos federal e estadual e pelas prefeituras.

O senador reforçou que o trabalho conta com o apoio do Ministério Público, ex-governadores, empresários e senadores. “Durante os últimos meses, percorri o estado falando sobre esse assunto porque não podemos permitir que as famílias passem por uma nova tragédia. Investir em prevenção é a única saída”, ressaltou Heinze.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir