Um grupo de oito senadores protocolou nesta quarta-feira, 20, um requerimento para realização de uma sessão especial em homenagem ao centenário do poeta e ícone da cultura gaúcha, Jayme Caetano Braun. A proposta deverá entrar na pauta de votações do Senado até a próxima semana.
A iniciativa apresentada pelo senador Esperidião Amin – PP/SC -, também foi abraçada pelo senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – que destacou a relevância cultural da reverência. “Assim como o poeta descreveu o fervor dos nossos festejos, estamos preparando um evento em Brasília que vai ser um verdadeiro bochincho da cultura gaúcha em reconhecimento a esse grande pajador missioneiro”, destacou o parlamentar ao anunciar a ação coletiva.
Para a cerimônia serão convidados representantes do setor cultural, político, empresarial e cidadãos de diversos segmentos da sociedade.
O artista: Jayme Caetano Braun, nasceu em São Luiz Gonzaga. Foi um poeta, radialista e pajador que marcou a cultura nacional. Ao longo da carreira lançou obras literárias como: Galpão de Estância, Brasil Grande do Sul, Paisagens Perdidas, Fogão em Fogão e Potreiro de Guachos. Seus trabalhos foram reconhecidos e premiados por ressaltarem as riquezas culturais do sul do Brasil.
A expectativa é que a sessão especial ocorra até a primeira quinzena de maio. O requerimento protocolado foi endossado também pelos senadores Carlos Portinho, Damares Alves, Confúcio Moura, Hamilton Mourão, Paulo Paim e Jorge Kajuru.