O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – reuniu na manhã desta sexta-feira autoridades gaúchas e do governo uruguaio, além de representantes do segmento produtivo numa reunião de apresentação de hidrovia da Lagoa Mirim.
Durante o diálogo, o senador gaúcho destacou o avanço do empreendimento. “A expectativa é que o edital da hidrovia seja publicado em março, após anos de batalha. Precisamos pensar na logística e o ampliação dos portos na região pode fazer toda diferença”, ressaltou Heinze.
No decorrer da reunião, foi discutida a instalação de novos portos no Rio Taquari, Mauá e Jaguarão.
Entre as autoridades presentes o deputado estadual Issur Koch, o prefeito de Jaguarão Rogério Cruz, o presidente da Associação de Cultivadores de Arroz Fred Lago, o vice-prefeito de Arroio Grande Casca Silva, além de Verônica Durán que representou o Uruguai.
Hidrovia – o projeto que prevê a extensão de até 1.860 quilômetros e liga o Uruguai ao Brasil por meio da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo, está sendo negociado pelos dois países desde 1909. O transporte de cargas, por meio da hidrovia, permitirá o escoamento da produção com custo reduzido do ponto de vista econômico e ambiental.