Projeto da BR-386 é questionado por comitiva de Fontoura Xavier

O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – realizou, na tarde de terça-feira,8, uma reunião com o diretor-geral Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT –, Rafael Vitale, e comitiva do município de Fontoura Xavier para tratar da adequação do projeto de duplicação da BR-386. O grupo questionou a falta de acessos à via, cobrança excessiva de pedágio, além da carência de retornos na estrada.

Heinze alega que o desenho da CCR, empresa responsável pela administração e construção da BR, irá prejudicar o comércio. “O ajuste é necessário, a ausência de um trevo rodoviário isola o município. Não adianta duplicar a pista sem considerar os impactos negativos para a região, é preciso equilibrar e dialogar com a população”, ressaltou Heinze.

Entre os caminhos apontados pelo diretor da ANTT está a revisão do edital de concessão para inclusão do desconto de usuário frequente, como forma de reduzir o valor do pedágio. “Há sempre espaço para ajuste. A cada cinco anos conseguimos rever o contrato de concessão, já estamos no quarto ano”, destacou Vitale.

A ANTT também sinalizou que podem ser realizadas adequações, por meio da iniciativa privada ou parceria com prefeituras, para que as mudanças no projeto não elevem a tarifa. Por fim, o órgão assumiu o compromisso de realizar uma reunião com a concessionária para tratar a demanda apresentada pelo senador Heinze e lideranças do município.

Participaram também da agenda o superintendente de rodovias, Roger Pêgas, o prefeito de Fontoura Xavier, Luiz Armando Taffarel, o vereador Ivan de Souza, a presidente da Câmara dos Vereadores, Caroline Prestes, o assessor parlamentar e ex-prefeito do município, Tiago Zanotelli, e empresários da região.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir