A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ – publicou no Diário Oficial da União, desta segunda-feira, 24, o edital de autorização para construção e exploração de um porto em Arroio do Sal, no litoral norte gaúcho. Conforme o documento, as empresas interessadas terão 30 dias para enviarem as propostas.
O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – defensor e incentivador do novo empreendimento, celebrou o avanço. “A ANTAQ cumpriu a promessa que me foi feita no início do mês. Essa publicação representa um passo importante em direção ao desenvolvimento do nosso estado. O novo porto irá transformar a realidade da região e trará benefícios comerciais e turísticos”, ressaltou.
O projeto inicial contempla um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade estimada de recebimento de 40 mil toneladas. Além de incluir um calado inicial de 17 metros que permitirá a recepção de embarcações de grande porte, a exemplo dos cruzeiros marítimos. A estimativa é que sejam investidos R$ 6 bilhões, por meio da iniciativa privada.