Nesta terça-feira, 13, a empresa contratada pela administração de Caxias do Sul afirmou, em reunião realizada na prefeitura do município, que irá entregar, já na próxima semana, o projeto básico do aeroporto da Serra Gaúcha, que será construído na localidade de Vila Oliva. O encontro contou com a apresentação dos novos estudos preliminares, desenvolvidos pela Infra S.A., que indicam viabilidade da concessão.
O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – fez questão de participar da agenda, in loco, cobrou agilidade na implementação. “Precisamos iniciar o trabalho com os recursos que já temos disponíveis. Lançar o edital é fundamental. São quase cinco anos de espera”, ressaltou Heinze.
O Ministério dos Portos e Aeroportos, também presente, destacou que o empreendimento é de interesse do governo federal e que aguarda a conclusão do projeto básico para iniciar as tratativas.
Viável – os novos estudos apresentados pela INFRA consideram investimento total de R$ 520 milhões e três modelos de concessão, que contemplam variações de contrapartidas que vão de R$ 195 até 490 milhões. Na análise foram incluídos acessos, ponte, pistas e demais custos de transição para o novo aeroporto.