Na última quarta-feira, 29, o Ministério da Fazenda autorizou o pagamento de uma emenda do senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – ao Orçamento Geral da União de 2022, no valor de R$ 1 milhão para a prefeitura de Veranópolis. O recurso permitirá o cercamento especial da área do Aeroporto Coronel Carlos Gomes, um requisito obrigatório da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.
O parlamentar, entusiasta do desenvolvimento regional, destacou a importância do empreendimento. “É mais uma exigência que se cumpre para o pleno funcionamento do aeroporto e sua breve inclusão no roteiro de linhas regulares. Os voos facilitarão os investimentos, o turismo e a formação de pilotos. Ciente do potencial do projeto, fiz questão de acompanhar cada passo e atuar para que o montante fosse priorizado e pago”, ressaltou Heinze.
O aeroporto, que passou por uma reforma completa da pista de pouso, poderá receber aviões de pequeno e médio porte, com capacidade máxima de até 12 toneladas. São 1.100 metros de extensão, além de duas cabeceiras que assegura um pouso seguro.
O prefeito, Waldemar De Carli, alega que ação, a parceria com o senador Heinze, possibilitará licitar a etapa final do projeto ainda em abril. “Precisamos cumprir a exigência da ANAC e o recurso, já na conta, vai nos ajudar a garantir isso. O termo de referência já está pronto e queremos publicar o pregão em até duas semanas”, explicou Carli.
A nova pista contará com uma cerimônia de inauguração, a ser realizada no próximo dia 16 de abril, às 14h30, durante a programação da XI Femaçã.