Heinze insiste em acordo entre Brasil e Argentina para recuperação da ponte em Uruguaiana

O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS — tem realizado tratativas junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT —, bem como na Embaixada Argentina para garantir a manutenção da Ponte Internacional Getúlio Vargas – Augustín Pedro Justo, que liga Uruguaiana a Paso de los Libres. A expectativa é de que seja realizada uma reunião com o Ministério dos Transportes, no próximo dia 28.

De acordo com Heinze, a travessia que permite a circulação de um 1/3 dos produtos comercializados entre os dois países, tem enfrentado problemas de conservação no lado argentino. “Fui procurado pelo prefeito Ronnie Mello e pelos vereadores progressistas de Uruguaiana para agilizar o fechamento de um acordo com o país vizinho que possibilite a recuperação completa da estrutura. Desde então, insisto com os governos das duas nações para agilizar o início das obras. Recentemente estive com o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, e oficiei a Embaixada da Argentina”, explicou Heinze.

A ligação, que foi considerada um feito de engenharia da América Latina, em 1945, tem apresentado problemas estruturais, com interrupção de tráfego. O impacto comercial na região é expressivo. De setembro a janeiro de 2022 passaram pelo trecho o equivalente a US$ 6,24 bilhões.

Heinze destaca que a dificuldade tem sido com o governo do país vizinho. “O Brasil está fazendo sua parte. Precisamos que a Argentina compreenda a importância de promover manutenções periódicas. Não podemos permitir que uma ligação tão estratégica seja negligenciada”, ressaltou o Heinze.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir