CRA aprova proposta de Heinze que autoriza projetos de irrigação em APP

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal – CRA – aprovou nesta quinta-feira, 7, em decisão terminativa, o relatório do senador Esperidião Amin ao projeto de lei 1.282/19, de autoria do senador, Luis Carlos Heinze, – PP/RS. A proposta autoriza a construção de reservatórios d’água em áreas de preservação permanentes – APP’s – para projetos de irrigação.

O parecer contempla emendas para que a mudança passe elucidar pontos do Código Florestal, além de acrescentar artigos que reforçam dispositivos legais relacionadas ao licenciamento ambiental e a inscrição no Cadastro Ambiental Rural – CAR. A modificação também estabelece que barramentos de água, com a finalidade exclusiva de irrigação, devem ser analisados e autorizados pelo poder público.

O autor do projeto, senador Heinze, celebrou aprovação do PL. “A vitória de hoje representa um grande avanço para a produção de alimentos, em especial, para o Rio Grande do Sul que tem enfrentado estiagens intensas. A redação é completa, pois, assegura o equilíbrio entre produção e preservação”, afirmou Heinze.

AQUICULTURA: a comissão rejeitou emenda que pretendia modificar o PL e a legislação vigente para impor mais restrições a aquicultura. O relator também considerou que a mudança impactaria produtores de até 15 módulos fiscais. “Pequenas propriedades rurais ficariam absolutamente indefesas. Não se trata de seca, mas de estiagem”, ressaltou Esperidião Amin, ao rejeitar a emenda.

TRAMITAÇÃO: após aprovação na CRA, abre-se prazo para recurso de cinco dias úteis. Caso não seja apresentada contestação para levar o PL ao plenário, o texto seguirá para apreciação da Câmara dos Deputados. Posteriormente, se aprovado, seguirá para sanção presidencial.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir