Governo federal lança licitação para estudo de viabilidade para nova ponte sobre o Rio Uruguai

Travessia vai ligar os municípios de Barra do Guarita, no Noroeste gaúcho, a Itapiranga, no extremo Oeste catarinense

Nesta terça-feira, 28, o Ministério da Infraestrutura publicou licitação para a contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA – , bem como do projeto básico e executivo de uma nova ponte sobre o Rio Uruguai. A iniciativa inclui adequação da rodovia e a construção da travessia que ligará a região Noroeste do Rio Grande do Sul ao Oeste de Santa Catarina. A abertura dos envelopes está prevista para o próximo dia 19 de julho, às 15 horas.

O andamento do projeto foi celebrado pelo senador Luis Carlos Heinze – PP/RS -, que desde 2021 realiza reuniões no Ministério para viabilizar o empreendimento. “Tenho atuado em favor do projeto, pois considero que a ligação irá facilitar a mobilidade, a saúde, a educação, o escoamento da produção agropecuária, além de estimular o turismo. Sigo apostando na infraestrutura, pois só assim iremos alcançar as condições necessárias para o desenvolvimento do estado”, afirmou Heinze.

ENTENDA: o pregão visa qualificar 58,9 km, sendo que 1,2 km é para viabilizar a ponte sobre o Rio Uruguai, que fica entre os municípios de Barra do Guarita/RS e Itapiranga/SC. O estudo também estabelece trechos que integram as rodovias de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, até os municípios de Itapiranga e Mondaí, localizados em Santa Catarina. A previsão é que o estudo de viabilidade seja entregue em até 210 dias, após a contratação. Para a licitação do projeto estão previstos investimentos iniciais de R$ 7,6 milhões que foram disponibilizados pelas bancadas, gaúcha e catarinense.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir