O recurso para custeio do edital “Invernadas Culturais” foi repassado para a Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul – Sedac -, nesta quarta-feira, 18. O projeto que estava em modo de espera desde outubro de 2021, contou com a articulação do senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – para liberar o pagamento de R$ 2,4 milhões.
Heinze, que destinou R$ 2 milhões para iniciativa, celebrou o avanço. “Preservar a cultura é respeitar a história de um povo. Agora é aguardar a execução do edital, por parte da Sedac”, afirmou o parlamentar.
O resultado da seleção foi publicado no Diário Oficial do estado, em outubro passado. De acordo com a Secretaria, a expectativa era selecionar 110 propostas, mas apenas 56 atenderam os requisitos do edital.
Os projetos serão executados no âmbito dos Centros de Tradições Gaúchas – CTG – e incluem oficinas de danças, artesanato, gastronomia, música, poesia, indumentária, atividades e jogos campeiros. “O aporte financeiro deverá movimentar o setor cultural e trazer um respiro para um segmento extremamente penalizado pela pandemia”, concluiu o senador.
O repasse para o projeto Invernadas Culturais é a segunda vitória seguida para o setor cultural viabilizada pelo senador Heinze. Neste mês o parlamentar também conseguiu liberar o projeto da Estação Férrea de Carlos Barbosa.