Bento Gonçalves – 11 de janeiro
Novas linhas de crédito para investimento e custeio do setor de vitivinicultura foi pauta de importante reunião realizada nesta terça-feira, 11, em Bento Gonçalves. Por intermédio do gabinete do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), o superintendente de Agronegócios da Caixa Econômica Federal, Jaime da Silva, esteve na sede do Centro da Indústria, Comércio e Serviços — CIC — e ouviu as demandas do segmento.
No sul do Brasil, onde se concentra o maior volume de produção de uva e vinho, a cultura gera milhares de empregos e renda. No Rio Grande do Sul, pelo menos 15 mil famílias produzem mais de 800 mil toneladas de uva.
Recentemente também o senador Heinze intermediou a assinatura de um convênio de cooperação técnica e financeira com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos — Apex-Brasil. O valor total, com duração até dezembro de 2022, é de R$ 5 milhões. Desse total, 60% serão da Apex e 40% de contrapartidas da Uvibra-Consevitis-RS e das associadas ao projeto.
O Wines of Brazil tem o objetivo de promover vinícolas que já atuam no mercado externo ou que tenham interesse em iniciar um trabalho em âmbito internacional. As ações acontecem por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras especiais de fomento comercial.
Infelizmente, após testar positivo para a Covid-19, pela segunda vez, o senador Heinze não esteve presente no evento. Graças a tecnologia, a participação dele ocorreu de forma virtual.