Ciclo de debates discute alternativas para o RS em Santa Cruz do Sul

O ciclo de debates Pra Fazer Acontecer chegou, nesta sexta-feira (12), a Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. O evento colheu contribuições do setor produtivo e da sociedade civil para a formulação do plano de governo do Progressistas, que tem o senador Luis Carlos Heinze (PP) como pré-candidato ao Governo do Estado.

Suprapartidário e aberto à sociedade, o seminário lotou o plenário da Câmara de Vereadores. Além das lideranças do Vale do Rio Pardo, estiveram presentes representantes do Vale do Taquari, Alto da Serra do Botucaraí e da Região Carbonífera.

Este foi o terceiro debate da série — os anteriores ocorreram em Porto Alegre e Santo Antônio da Patrulha. Outros seis encontros ocorrerão até o dia 3 de dezembro, em diferentes regiões.

Contribuições

Primeiro a contribuir com as discussões, o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, Cesar Cechinatto, revelou que a principal preocupação do setor produtivo local é com as questões de logística. A prefeita de Minas do Leão, Silvia Lasek (PP), também lembrou da necessidade de melhorias nas estradas da região Carbonífera.

O vereador de Rio Pardo, Tenente Rogério, destacou a necessidade de investimentos no hospital do município, que atende pacientes de 11 cidades da região. Já a santa-cruzense Rosemari Cardoso agradeceu o senador Heinze pelos avanços na legislação que garante a prioridade de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista no acesso a serviços — Heinze foi o relator do projeto no Senado — e defendeu avanços em âmbito estadual. A também santa-cruzense Marlize Hilbig defendeu que o Estado aprimore as políticas públicas voltadas aos pacientes com diagnóstico de fibromialgia.

“É muito importante ouvir não apenas os Progressistas, mas também os setores da sociedade. Só assim faremos um plano de governo verdadeiramente voltado para as pessoas”, destacou o senador Heinze.

Eclusas do Rio Jacuí

No encontro, Heinze apresentou um panorama geral do trabalho que vem desenvolvendo nos últimos anos no Senado Federal. O senador também falou sobre o projeto que prevê a recuperação de três eclusas no Rio Jacuí, qualificando as hidrovias.

“Essas hidrovias foram construídas entre os anos 50 e 70 e precisam de modernização e reparos. Além da questão logística, o projeto prevê a construção de hidrelétricas para geração de energia”, concluiu o senador.

Presenças

O evento contou com a participação dos deputados estaduais Ernani Polo e Marcus Vinícius; do deputado federal Afonso Hamm; do prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, um dos organizadores da atividade; da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, que foi a anfitriã do encontro; da prefeita de Minas do Leão, Silvia Lasek; do prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen; além de vereadores e secretários municipais de diferentes municípios da região.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir