Ministro do Turismo prestigia Festuris e cumpre agenda no Rio Grande do Sul

O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) fez parte da comitiva do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em viagem ao Rio Grande do Sul.  Na sexta-feira, 5, o grupo participou, em Gramado, da abertura oficial do Festuris (Festival de Turismo de Gramado), a maior feira do setor no Sul do país. Machado Neto realizou reuniões com prefeitos e representantes do trade turístico de algumas cidades para tratar do desenvolvimento da região.

“O turismo regional é muito rico em nosso estado. Tenho certeza que a retomada dos eventos e os incentivos aos roteiros vão ajudar a nossa economia nesse momento tão difícil. Nunca tivemos um governo tão presente em nossos municípios. Em pouco tempo, esta é a segunda viagem que faço, pelo estado, acompanhando o Gilson. O ministro tem a consciência de nossas riquezas e está trabalhando para atender as pautas apresentadas”, disse Heinze.

Na visita, o ministro do Turismo se reuniu com o senador Heinze, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, empresários e trabalhadores do setor turístico, para discutir medidas para fomentar o ramo, como a estruturação de aeroportos e rodovias regionais. Em seguida, esteve no Colline de France, eleito o melhor hotel do mundo pelo Tripadvisor.

Em estilo e decoração que lembram a França, o hotel conta com 34 suítes, que ostentam móveis esculpidos à mão em estilo imperial. Desde 2018, o empreendimento tem contado com a linha de crédito do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para a realização de obras de melhorias dos serviços prestados aos hóspedes. Durante a pandemia, o hotel captou R$ 2,7 milhões, destinados a capital de giro. Ao todo, foram R$ 6,7 milhões investidos por meio do Fundo.

Na parte da tarde, Gilson Machado Neto esteve no Festuris, onde conheceu estandes de vários estados, cidades e operadores turísticos e comemorou o fato de a feira voltar a ter grande público neste ano. “São mais de 210 estantes, de praticamente todos os estados, operadores do setor, mídia especializada etc. Isso mostra uma recuperação total do turismo”, disse o ministro.

Seguindo a agenda, já em Nova Petrópolis, a comitiva realizou visita técnica à Cervejaria Edelbrau, que tem no turismo sua principal fonte de renda. Todos os meses, cerca de sete mil visitantes passam pelo local. “O turismo é fundamental para nossa atividade econômica, porque gera emprego e faz com que fomente a economia da cidade”, disse Samuel Zang, co-proprietário do empreendimento. “Acabamos virando um ponto turístico, e isso mostra que uma cervejaria é muito mais do que fazer sua própria cerveja”, completou.

O ministro do Turismo seguiu para Caxias do Sul, onde conheceu parte do local onde é realizada a Festa Nacional da Uva, um dos principais eventos turísticos do país. “Para nós, é uma honra muito grande a participação do ministro, em prol do nosso estado, em prol do turismo de Caxias do Sul”, comentou Ênio Martins, secretário de Turismo de Caxias do Sul. “Uma cidade pujante, segundo maior PIB do estado, segunda maior cidade do estado. Nos sentimos muito honrados com a presença do ministro”, declarou.

Já em Nova Pádua, o ministro Gilson Machado Neto se reuniu com o prefeito Danrlei Pilatti, parlamentares e representantes do turismo da cidade para tratar do enoturismo e de medidas para estimular o setor. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir