Rádio Charrua – Ministro confirma construção de ponte sobre o Rio Ibicuí e o retorno do transporte ferroviário

A reunião mais esperada aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (20). Na sala de reuniões do Ministério da Infraestrutura, o grupo de prefeitos representando a AMFRO, foi recebido pelo titular da pasta, ministro Tarcísio Freitas. Dois assuntos fizeram parte da pauta de trabalho do grupo de prefeitos, que contaram com o apoio do senador Luis Carlos Heinze; e dos deputados federais Carlos Gomes e Ubiratan Sanderson: a construção da Ponte sobre o Rio Ibicuí e o retorno do transporte ferroviário através de Uruguaiana.
 
Pela AMFRO estavam presentes os prefeitos Leonardo Betin, de Itaqui; Márcio Amaral, de Alegrete; Ana Tarouco, de Santana do Livramento; Eduardo Bonotto, de São Borja e Ronnie Mello, de Uruguaiana.
 
Após a exposição dos representantes dos municípios e dos parlamentares, o ministro Tarcísio Freitas ressaltou a importância que o governo dá à região. Após um período de estudos por parte da área técnica do MINFRA, o projeto de construção da ponte sobre o rio Ibicuí deverá sair do papel, sendo ainda em 2021, assinado o contrato para a obra. Isso permitirá também a utilização dos recursos da emenda parlamentar do senador Luis Carlos Heinze. Com isso, ainda conforme o Ministro, já no próximo ano deverão iniciar as obras de construção da travessia. “É uma grande conquista para a comunidade, não só para Uruguaiana e Itaqui, mas para o país, que tem no ingresso e passagem de mercadoria pelas rodovias da região uma contribuição bastante grande para a economia brasileira”, ressaltou o prefeito Ronnie Mello.
 
Outro que comemorou o comunicado do titular do MINFRA foi o prefeito de Itaqui, Leonardo Betin. Conforme o Prefeito Itaquiense, todos deverão ganhar com a realização da obra, interligando com mais segurança e conforto as duas cidades da região.
 
Outro assunto abordado pelo Ministro da Infraestrutura foi sobre a reativação da linha férrea comercial. Segundo Freitas, em breve deverá ser autorizada a repotencialização da linha de trem, unido o trecho entre Uruguaiana e o Porto de Rio Grande. “Vibramos todos com as conquistas, que são da região e para todos.”
 
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir