Uma porta para a nova economia

A riqueza cultural e econômica gaúcha tem muito da Serra. A vitivinicultura, o turismo e o polo metalmecânico impulsionam o desenvolvimento regional e estadual. Agora que vivemos a era da transformação tecnológica e da transição rumo à nova economia, a região novamente está na vanguarda, com a UCSGraphene.

Sem saber exatamente o que é o grafeno fica difícil dimensionar o potencial de geração de riqueza do produto, que a exemplo do diamante é originado do carbono. Material mais leve e forte que existe, o grafeno é um excelente condutor térmico e elétrico, podendo ser aplicado em diversas áreas — incluindo a nanotecnologia e a medicina regenerativa.

O grafeno é uma grande novidade, afinal de contas, as pesquisas se intensificaram de 2004 para cá. E é um orgulho saber que fica na UCS, na nossa Caxias do Sul, a maior planta de produção de grafeno em escala industrial já instalada por uma universidade na América Latina.

Se no passado os parreirais fizeram da Serra uma potência, hoje a inovação pode ser a porta para a economia do futuro. Um tempo em que a prosperidade costuma estar atrelada à capacidade de desenvolvimento e fabricação de produtos com elevada tecnologia embarcada.

Estive na UCS e vi de perto o que vem sendo feito não apenas envolvendo o grafeno, mas também outros materiais pesquisados. Depois, retornei à universidade acompanhando o presidente Jair Bolsonaro que, mais do que atento à questão, é um incentivador da ciência e da tecnologia no processo de desenvolvimento do país.

Temos um agro e uma indústria fortes, além de uma estruturada rede de comércio e serviços que colocam para girar a nossa economia. Entretanto, o Rio Grande do Sul precisa preparar-se para a inclusão de outras atividades em sua matriz econômica — sobretudo as voltadas à inovação.

Se nos últimos anos os governos dedicaram-se quase exclusivamente à recuperação estrutural das finanças, agora é hora de mirar o futuro. Fazer com que o Estado olhe menos para os problemas do governo e mais para os diferentes setores produtivos, que geram riqueza, empregos e desenvolvimento.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir