GZH – Governo federal concede à iniciativa privada mais uma reserva ambiental no RS; saiba os detalhes

Criado em 2019, o novo modelo de concessões de parques nacionais do Ministério do Meio Ambiente concluiu na terça-feira (14) a concessão de mais uma reserva ambiental no Rio Grande do Sul. Trata-se Floresta Nacional de São Francisco de Paula (Flona), nos Campos de Cima da Serra. 

O objetivo, segundo o governo federal, é proporcionar maior proteção dos parques, incentivar a visitação das áreas e promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno, por meio do turismo.

A assinatura do contrato foi realizada em um ato, semipresencial, com a participação do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, e do senador gaúcho Luis Carlos Heinze (PP). O prefeito de São Francisco de Paula, Marcos Aguzolli, acompanhou o ato de maneira virtual.

Conforme a coluna apurou, o contrato dá início a um investimento de mais de R$ 72 milhões com direito a um centro de visitantes, serviços de alimentação e outras atividades que serão realizadas no local. De acordo com o edital, a empresa ficará responsável por todos os serviços ligados à visitação, como a manutenção e sinalização de trilhas, estruturas de atrativos, hospedagens, bilheteria, limpeza e segurança.

Flona, em São Francisco de Paula, é classificada como Unidade de Conservação de Uso SustentávelMateus Bruxel / Agencia RBS- São Francisco de Paula faz parte da região das Hortênsias, na Serra, uma das mais importantes áreas turísticas do estado, recebendo anualmente milhões de turistas. A unidade tem uma área de 1.606 hectares e agora vai dar outra dimensão ao turismo sustentável do Rio Grande do Sul – explicou Heinze.

Assinatura da concessão da Flona à iniciativa privada, em BrasíliaRobson Sena / SECOM Ministério do Meio AmbienteO prefeito Marcos Aguzzolli espera que as visitas “tripliquem” a partir das melhorias futuras.

Até aqui, a agenda de concessões – que inclui 23 parques nacionais –  já produziou leilões de quatro unidades de conservação: os parques nacionais de Aparados da Serra e de Serra Geral (RS e SC) e as florestas nacionais de Canela e de São Francisco de Paula (RS). Ao todo, são previstos investimentos superiores a R$ 420 milhões.

Fonte: GZH

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir