O Sul – Parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral são concessionados

Criado em 2019, o novo modelo de concessões de parques nacionais do MMA (Ministério do Meio Ambiente) concluiu, nesta quinta-feira (12), a concessão de dois parques nacionais: Aparados da Serra e Serra Geral (RS/SC).

A assinatura do contrato entre o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e a empresa Urbia, vencedora da concorrência, aconteceu no gabinete do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite.

“Este é um processo que começou há dois anos, com o convite que fiz ao, na época, ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para conhecer os nossos parques e florestas. Agora o parque está oficialmente concessionado e já pode começar a receber os investimentos em instalações e serviços, estimados em R$ 260 milhões”, disse o senador Luis Carlos Heinze (PP/RS).

Apoiada pelo PPI (Programa de Parcerias e Investimentos), a concessão marca a diversificação da agenda de concessões do governo federal. O desenvolvimento do ecoturismo faz parte da estratégia do MMA para a conservação ambiental, alinhada à geração de emprego e renda.

Os parques de Aparados da Serra e Serra Geral, localizados entre os municípios de Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC), conservam campos e penhascos de mata atlântica que abrigam papagaios-de-peito-roxo e jaguatiricas. Um dos maiores cânions das américas, o Itaimbezinho é um dos grandes atrativos do complexo, que tem cânions com profundidades de até 1.000 metros.

Sob o novo modelo do MMA, o concessionário fica responsável pela revitalização, modernização, operação, manutenção dos parques, bem como por serviços de apoio aos turistas, incluindo alimentação, estacionamento e segurança. As Florestas Nacionais de Canela e de São Francisco de Paula também estão na agenda de concessões.

Fonte: O Sul

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir