Porto Meridional, em Arroio do Sal, tem apoio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários

O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) intermediou, na terça-feira, 29, uma reunião com o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (Minfra), Diogo Piloni, para realizar a entrega do projeto oficial do Porto Meridional, em Arroio do Sal.

“Este é um processo que já tem quase três anos. O Terminal será de Uso Privado – TUP – e tem como idealizador o ex-deputado federal e ex-prefeito de Passo Fundo, Fernando Carrion. Tive o privilégio de coordenar esta iniciativa desde o começo de meu mandato. Já temos os estudos de viabilidade tramitando na Antaq e no Ibama”, lembrou o parlamentar.

Para Diogo Piloni o projeto é tudo que o Ministério de Infraestrutura deseja. “Temos aqui empresários que querem desenvolver a região. Terminando a análise da viabilidade, o grupo poderá trabalhar o projeto de engenharia. Quanto menor o custo de operação, melhor será o negócio. É isto que teremos nesta região, pois não é preciso realizar dragagens com frequência, devido ao tamanho do calado. Este projeto tem todo o nosso apoio”, garantiu.

O empresário João Acácio Gomes de Oliveira Neto, engenheiro civil e presidente da DTA – Engenharia Portuária & Ambiental, realizou uma apresentação em que fez um retrospecto sustentando a importância do porto que será realizado com o apoio da iniciativa privada, com um total de R$ 5 bilhões em investimentos. Segundo ele, são 195 anos de pesquisas apontando a construção de um terminal na região. “A ideia de um porto no Litoral Norte remonta ao tempo do império brasileiro. Primeiro se pensou em desviar o rio Mampituba para a praia da Guarita para a construção de um porto. Depois, Dom Pedro II encomendou a engenheiros ingleses um estudo sobre a viabilidade. Impressionados com a profundidade do mar gaúcho, pesquisadores teriam orientado a construção de um terminal na altura de onde hoje fica Torres”, recordou o engenheiro.

Com todas estas informações, o grupo, coordenado pelo senador Heinze, solicitou, em 2019, um estudo oceanográfico para Marinha que resultou com a definição de Arroio do Sal como a melhor área para o Porto. A região da Serra Gaúcha, por meio do movimento Mobilização Por Caxias – MobiCaxias – planeja o seu desenvolvimento num horizonte de 20 anos. O projeto do TUP está incluso neste trabalho com o apoio dos empresários da região que estavam representados na audiência e garantem que seria muito mais econômico o uso de dois portos no estado, facilitando a comunicação entre as regiões.

A reunião confirmou que grandes embarcações poderão aportar com tranquilidade no local, além de navios de carga e cruzeiros, que hoje passam direto para o Uruguai e Argentina. Para o congressista, o acesso será facilitado. “Este é um sonho do empresariado gaúcho. Teremos um corredor de produção, que começaria na ponte de São Borja-Santo Tomé (Argentina), passando por Santa Maria, cruzando o estado rumo ao litoral”, concluiu Heinze.

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