Senado aprova MP que destina recursos para estados e municípios

Foi aprovada, nesta quarta-feira (13), em sessão remota do Senado Federal, a medida provisória que destina R$ 8,6 bilhões a estados, Distrito Federal e municípios para a compra de equipamentos e materiais de combate à covid-19 (MP 909/2019). O Projeto de Lei de Conversão (PLV) 10/2020 segue agora para a sanção da Presidência da República.

O texto original destinava os recursos para o abatimento da dívida pública dos entes federados, com base na extinção do Fundo de Reserva Monetária, regido pelo Banco Central. Esse fundo, que não recebe novos recursos desde 1988, foi considerado irregular pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2016 — o TCU recomendou uma solução definitiva para as verbas. O Fundo de Reserva Monetária foi criado em 1966 para que o Banco Central tivesse uma reserva para atuar nos mercados de câmbio e de títulos. Esse fundo foi constituído com base em alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) disse que a MP vai ao encontro das necessidades dos estados e municípios que estão sofrendo de todas as formas com esta pandemia. “O Estado está fazendo o possível para mitigar esta crise. Estes valores serão repassados com a contrapartida da apresentação de protocolos de atendimento com base nas regras determinadas pela Organização Mundial de Saúde – OMS – para o combate à Covid-19. Também haverá normas sobre transparência e regras para a prestação de contas”, destacou o parlamentar.
Com as mudanças promovidas pelo Congresso, metade dos recursos do Fundo de Reserva Monetária irá para os estados e para o Distrito Federal, enquanto a outra metade será destinada aos municípios. O valor deve ser usado exclusivamente para o combate à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os critérios de distribuição dos recursos para cada unidade ainda serão definidos pelo governo federal — que deverá levar em conta, entre outros requisitos, o número de infectados por coronavírus em cada lugar.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
*Com informações da Agência do Senado
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir