Governo Federal promete auxílio aos municípios atingidos por vendaval

O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) participou, nesta quarta-feira (6), de uma reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para tratar sobre a possibilidade de auxílio imediato aos municípios atingidos pelo último vendaval, no Rio Grande do Sul. Até o momento, quinze municípios decretaram situação de emergência, são eles: Santana do Livramento, Dilermando de Aguiar, Dom Pedrito, Bagé, Cachoeira do Sul, Canguçu, São Gabriel, Ibarama, Cristal, Lagoa Vermelha, Camargo, São João do Polêsine, Camaquã, Rosário do Sul e Alegrete.

Heinze destacou a necessidade de oficializar os decretos de emergência nas localidades que passaram por problemas provocados pelo temporal. “Nossos prefeitos precisam estar atentos ao processo para conseguir ajuda do governo federal. Isto fortalece a demanda. Além do decreto municipal, é preciso solicitar o reconhecimento estadual”, destacou o parlamentar.
Onyx enfatizou que o governo federal disponibilizará recursos para todos os atingidos e, também lembrou que existem os recursos próprios dos ministérios para cada situação. “Nós vamos ajudar o mais rápido possível. Cada caso será avaliado. Lembro que os produtores possuem o seguro rural, verba do Ministério da Agricultura. Muitos perderam até as lavouras. Para a reconstrução das casas, daremos todo o suporte possível, através de portarias”, disse o ministro.
Somente em Canguçu mais de quarenta pontes foram destruídas e nove mil quilômetros de estradas vicinais estão prejudicadas. Também participaram da reunião os deputados Afonso Hamm (PP/RS) e Giovani Cherini (PR/RS) e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara (PTB).
Assista a explicação do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni: http://bit.ly/EmergenciaMunicípiosRS
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir