Encaminhada a concessão de parques e florestas nacionais da Serra Gaúcha

O senador Luis Carlos Heinze acompanhou, na quinta-feira, 11, em Cambará do Sul, o anúncio oficial do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre a concessão da Floresta Nacional de Canela, da Floresta Nacional de São Francisco de Paula e do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Aparados da Serra Geral – que conta com o Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral.

O ministério do Meio Ambiente vai abrir edital até o final do ano para que a iniciativa privada assuma a manutenção da infraestrutura das áreas. Salles, durante a reunião, que contou com a presença do governador Eduardo Leite, destacou o potencial dos parques e florestas, para exploração turística. “Estou impressionado com tudo que vi nesses dois dias. Realmente temos aqui uma possibilidade clara de desenvolvimento regional com sustentabilidade. O processo será todo regrado no cuidado com o meio ambiente”, destacou o ministro.
A comitiva que contou com deputados federais e estaduais, técnicos do ministério e autoridades dos municípios envolvidos, visitou os parques e florestas durante os dois dias de roteiro, incluindo o reconhecimento aéreo dos espaços. O prefeito de Cambará Schamberlaen José Silvestre destacou o apoio do senador Heinze durante todo o processo. “Esta visita foi provocada pelo senador, que esteve conosco levando nossa pauta ao ministério do Meio Ambiente e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Ele acreditou na nossa proposta. Anteriormente, esteve aqui analisando cada ponto e as possibilidades. Hoje, nosso desejo está se tornando realidade”, disse o prefeito.
Cambará do Sul, onde estão localizados os parques nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, poderá receber até um milhão de visitantes por ano com à concessão à iniciativa privada. Atualmente, a visitação é de 230 a 250 mil pessoas por ano.
O modelo de concessão à iniciativa privada que será aplicado nos parques e florestas da Serra deve servir para o resto do país.
O senador Luis Carlos Heinze voltou a destacar o destravamento do Estado. “Estamos com três meses de governo e já percebemos a mudança. Os parques e florestas, espaços nobres de nossa flora e fauna, estão aqui há muito tempo. Somente agora uma gestão focada no desenvolvimento sustentável da região começa a ser executada”, concluiu o senador.
Texto: Leonardo Caldas Vargas
Foto: Julio Cezar Medeiros
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir