Articulação política torna Aeroporto Regional da Serra Gaúcha realidade

Será assinado na tarde desta quarta-feira, 4, entre o Ministério de Infraestrutura e a Prefeitura de Caxias do Sul, o termo de compromisso para construção do aeroporto regional da Serra Gaúcha. O evento será às 14h30 na Secretaria Nacional de Aviação Civil. Desde o começo do ano, o senador Luis Carlos Heinze tem articulado, em reuniões regionais e visitas aos ministérios, a concretização do projeto do aeroporto Vila Oliva. Ao todo mais de R$ 200 milhões estão garantidos para a obra, através do Fundo Nacional de Aviação Civil. 

“Trata-se de uma conquista importante para o Rio Grande do Sul, em especial para as regiões da Serra Gaúcha, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. Meu trabalho tem sido junto as prefeituras, com foco nas questões de infraestrutura. Tenho auxiliado no processo de licenciamento ambiental, com os ministérios, e conversado com a região onde será construído o aeroporto. Seguimos o nosso cronograma para que o ano que vem possamos estar licitando essa grande obra”, garantiu o parlamentar.
Na economia, segundo dados do IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) de Caxias do Sul representava cerca de 5,4% do estadual em 2015, enquanto a região teve a participação de 11,7%. O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, garante que o projeto é prioridade para o governo. “Através de estudos técnicos e da intermediação do senador Heinze, compreendemos que o potencial econômico desses municípios pode ter um aproveitamento muito melhor com investimento em infraestrutura”, garantiu.
Heinze trabalha desde abril para viabilizar a obra. Os recursos garantidos são suficientes para construir uma pista de 1.930 metros de extensão por 45 de largura, terminal de passageiros de 4,7 mil metros quadrados e 500 vagas de estacionamento, além do pátio de aeronaves de 26 mil metros quadrados com oito posições.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir