Heinze trabalha por instalação de Escolas Cívico-Militares no RS

Na manhã desta quarta-feira, 17, o senador Luis Carlos Heinze esteve em audiência com o subsecretário de Fomento às Escolas Cívico-Militares, Coronel Aroldo Ribeiro Cursino, para tratar sobre a instalação de duas escolas Cívico-Militares no Rio Grande do Sul. O Governo Federal, através do Ministério da Educação, criou um programa nacional para implementar 216 escolas cívico-militares até 2023 em todo o país. Em 2020, serão 54 unidades que funcionarão como projeto-piloto. Nos primeiros anos serão priorizadas as escolas estaduais em municípios que possuem altos índices de criminalidade e violência.
oo

“Em nosso estado, existem vários municípios que tem interesse em aderir ao programa. Vamos dar chance para que o governo Bolsonaro desenvolva os seus projetos e mostre este novo Brasil que tanto queremos. Tenho certeza que nossos jovens conhecerão novamente a palavra respeito, característica essencial no exercício da cidadania”, destacou Heinze. O foco do programa é realizar uma gestão de excelência, com equipe híbrida, composta por civis e militares. Terão preferência na seleção as instituições de ensino com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e em situação de vulnerabilidade social.
Os colégios devem ter de 500 a 1.000 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e/ou do ensino médio. Uma das condições fixadas pelo MEC é que estados e municípios apliquem a consulta pública. Segundo o subsecretário de Fomento às Escolas Cívico-Militares, Coronel Aroldo Ribeiro, o modelo vem para somar com outros já existentes. “Para que tenhamos uma boa educação no Brasil, é preciso ter um bom ambiente educacional. Começando com a ampliação de carga horária no ensino fundamental, do Ensino Médio em Tempo Integral e também com a implementação do modelo de escolas cívico-militares ”, explica.
Foto: Rafael Camargo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir