Heinze participa de discussão sobre geração de energia

O senador Luis Carlos Heinze participou nesta segunda-feira (8), da reunião de trabalho da Frente Parlamentar em Apoio às Pequenas Centrais Hidrelétricas. O debate, realizado no auditório do BRDE, em Porto Alegre, foi sobre o cenário nacional, estadual e o potencial de implementação de novas unidades.

Heinze intermediou, em Brasília, a presença do secretário adjunto de Planejamento Energético, do ministério de Minas e Energia, Hélvio Guerra. Em sua fala, Guerra apresentou o potencial que o país possui para geração de energia.

Segundo ele 536 empreendimentos aguardam outorga, o que representaria a geração de 8000 megawatts em PCHs. “Somente no Rio Grande do Sul são 241 empreendimentos mapeados, estando 90 em andamento, com previsão de geração de 654 megawatts é um investimento previsto de 3 bilhões de reais”, destacou o representante do ministério.

O deputado estadual, Ernani Polo (PP-RS), presidente da Frente Parlamentar, coordenou os trabalhos e destacou a importância de levar a discussão também para a secretaria de Meio Ambiente e Fepam. “A agilização de processos é fundamental para aumentar o desenvolvimento energético do RS. Precisamos ser autossuficientes em energia”, enfatizou.

Heinze lembrou que uma das plataformas do governo Bolsonaro para o desenvolvimento é a geração de energia. Também falou sobre a demora para a concessão das licenças. “O licenciamento ambiental é um dos principais entraves dos empresários que atuam no setor. Estudos mostram que o processo para abrir uma usina costuma levar até 9 anos”, observou o parlamentar.

Além disso, o senador falou sobre a capacidade de geração no país. “Com um investimento de 12,4 bilhões o Brasil pode dar um salto e passar a produzir mais de 1590 megawatts, atendendo 4,6 milhões de habitantes, com a geração de 155 mil empregos diretos”, concluiu Heinze.

Participaram também: o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Lemos; a presidente da Fepam, Marjorie Kaufmann; o presidente da Compech, Paulo Sérgio da Silva; o presidente da Associação Gaúcha de Fomento às PChs, Roberto Zuch; empresários e demais autoridades federais e estaduais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir