Heinze fortalece demandas da Bancada Gaúcha

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) esteve, na quarta-feira (20), com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, juntamente com a Bancada Gaúcha, para apresentar as prioridades para o estado.

“Historicamente o principal problema do Rio Grande do Sul é a logística. Temos muitas obras que faltam pouco para que sejam concretizadas e outras que precisamos dar celeridade para que aconteçam, como a ponte de Porto Xavier, que está em análise no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), quase em processo de licitação. Precisamos concluir para que o recurso existente seja aproveitado. Temos a ponte do Rio Ibicuí, com processo já licitado, aguardando homologação do Tribunal de Contas da União”, lembrou o senador.
É consenso na Bancada que o escoamento da safra é uma demanda que preocupa produtores de todos os cantos do estado. Na última semana, Heinze cumpriu diversas agendas para tratar sobre a recuperação de rodovias essenciais para o trânsito de grãos. Acompanhado do deputado Ronaldo Santini (PTB-RS), participou de audiência com o diretor geral do DNIT, Antonio Leite dos Santos Filho. Na pauta, a solicitação de liberação imediata de recursos para reparos no trecho da estrada que liga os municípios, Lagoa Vermelha e Nova Prata na BR-470. “A produção de soja passa por este trecho que não está pavimentado. Precisamos resolver a questão para evitar mais prejuízos. Vale lembrar que o transporte escolar também vem sendo prejudicado com o trecho, que está em péssimas condições”, destacou o senador.
O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que é preciso priorizar. “Acredito que devemos terminar o que está em andamento, antes de pensarmos em novos projetos. No momento, todos os esforços estão voltados para a conclusão da duplicação da BR-116, que deverá ter um trecho de 57 quilômetros liberado até dezembro; a segunda Ponte do Guaíba; o contorno de Pelotas; a travessia urbana de Santa Maria e o aeroporto de Passo Fundo”, enfatizou o ministro. A BR 153 (Erechim/Passo Fundo) terá o projeto de asfaltamento apresentado também neste ano. A dragagem do Porto de Rio Grande terá, nos próximos meses, a liberação de aproximadamente R$ 80 milhões. No entanto, ainda faltam R$ 180 milhões para a conclusão do trabalho.
Heinze, em sua fala, também intercedeu por outras demandas urgentes ao estado e apoiou os pedidos dos deputados presentes. Os principais pontos foram: a BR-290 e continuação das obras nos lotes Eldorado do Sul, Arroio dos Ratos, Butiá, Minas do Leão, Pântano Grande até a Fronteira, o prolongamento da BR-448 e a duplicação da BR-285 de Vacaria a Santo Ângelo e os recursos para a duplicação da BR – 386 no trecho Tabaí – Estrela.
Além da Bancada Gaúcha, também estavam presentes: o secretário Nacional e Transportes Terrestres, General Jamil Megid; a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias, Natália Marcassa e a secretária de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos.
Texto e Foto: Leonardo Caldas Vargas
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir