Heinze articula para acelerar publicação de edital de concessão da ponte São Borja – Santo Tomé

Em movimentos diplomáticos e políticos, o senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – tem atuado para garantir a manutenção do modelo de concessão da ponte São Borja – Santo Tomé. A expectativa é que um acordo seja celebrado nos próximos meses, considerando a abertura de diálogo promovido pelo parlamentar gaúcho.

Heinze realizou reuniões com ministros da Infraestrutura e Relações Exteriores, do novo presidente da Argentina, Javier Milei, já na posse. Os diálogos e avanços com as autoridades portenhas foram igualmente debatidos com os ministros brasileiros.

A intenção, segundo o senador gaúcho, é fortalecer as relações bilaterais e manter o atual formato de administração do Centro Unificado de Fronteira – CUF. “Temos um novo governo na Argentina disposto a manter a ponte concessionada e nosso Ministério dos Transportes está alinhado a esse interesse. A prorrogação do contrato com a empresa Mercovia vence em outubro e o novo edital precisa ser publicado o mais rápido possível”, afirma Heinze.

A Embaixada do Brasil em Buenos Aires, sob influência do senador Heinze, enviou um documento no último dia 5 de janeiro a Secretaria de Assuntos Americanos da Chancelaria argentina. O comunicado reiterou o interesse brasileiro na retomada das discussões sobre o modelo de gestão da ponte e do CUF. A nota destacou ainda a urgência na publicação do edital, alinhado com a preferência do novo governo do vizinho país, para uma concessão privada.

O Ministério das Relações Exteriores também abordou o assunto com a diretora da Dirección de America del Sur – DISUR – da Chancelaria, antecipando o interesse brasileiro em agilizar as negociações. A Embaixada brasileira propôs datas para uma videoconferência, para efetivar o encontro entre as partes.

No entanto, a resposta argentina indicou dificuldades em atender às datas sugeridas, devido à necessidade de identificar os interlocutores adequados e realizar uma reunião de coordenação prévia. Devido à renúncia do representante argentino na Comissão Mista Argentina Brasil – COMAB – o país ainda não indicou um substituto.

Apesar desses desafios, a embaixada brasileira, em conversa com a chanceler argentina, Diana Mondino, obteve um compromisso para definir uma data para a videoconferência nos próximos dias.

“É imprescindível que trabalhemos juntos para acelerar esse processo. Os vizinhos já demonstraram interesse e estou confiante em fechar esse acordo nos próximos dois ou três meses. A ponte não é apenas uma conexão física entre os dois países, mas um vínculo vital para o fortalecimento das nossas economias e comunidades”, afirmou o senador Heinze.

A negociação, conduzida pela Chancelaria argentina, envolve diretamente os ministérios de Infraestrutura e do Interior daquele país, ambos fundamentais para a administração da ponte e dos centros de fronteira.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir