O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – realizou, nesta quinta-feira, 03, uma reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT – para tratar sobre a recuperação da ponte do Fandango, na BR-153, em Cachoeira do Sul. O saldo do encontro foi positivo e o diretor-geral do órgão, Fabrício Galvão, garantiu que a licitação que inclui o projeto básico e executivo será lançada até o final deste mês.
De acordo com o superintendente regional do DNIT, Hiratan Pinheiro, o processo preparatório do chamamento público está na fase final e aguarda apenas o parecer da Procuradoria para efetivação.
Heinze que atuou para eliminar os entraves, inclusive em tratativas com o Tribunal de Contas da União – TCU -, afirma que irá monitorar o andamento do projeto. “A promessa de hoje será acompanhada de perto até que a ponte seja finalmente recuperada”, ressaltou Heinze.
A travessia, um dos principais acesso à cidade de Cachoeira do Sul, faz a ligação entre a RS-287 e a BR-290, no centro do estado.
Reforço – ao longo da reunião, o senador Heinze cobrou prioridade para duplicação da BR-290, bem como a construção de vias marginais entre os municípios de Eldorado do Sul e Guaíba. A obra, que está com pendência no primeiro trecho, em razão da desistência da empresa Bolognesi Engenharia, deverá ser retomada. O DNIT informou ao senador que está trabalhando com ajustes para salvar o contrato atual, possivelmente com a contratação da empresa que ficou em segundo lugar na licitação.
A recuperação da ponte sobre o arroio Bossoroca, também na BR 290, igualmente foi foco de atenção do parlamentar. O DNIT garantiu ao senador que o projeto básico está sendo revisado. Embora sem data definida, a intervenção consta como prioridade.