Heinze debate inclusão de novos trechos no traçado original da hidrovia da Lagoa Mirim

O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – realizou na segunda-feira, 15, reuniões de mobilização nos municípios de Arroio Grande e Jaguarão. O foco do encontro foi a ampliação do projeto da hidrovia da Lagoa Mirim, com a inclusão do trecho de Santa Izabel, no canal de São Gonçalo, e o Rio Jaguarão no desenho original. Heinze vai apresentar o pleito ao Ministério dos Portos e Aeroportos nos próximos dias.

O diálogo foi iniciado em Arroio Grande, com a presença de autoridades locais e representantes do setor produtivo. “O ajuste no projeto pode transformar a realidade local possibilitando, por exemplo, a reativação da mina de calcário e a exploração da atividade pesqueira”, ressaltou Heinze.

Convidado pelo senador, o engenheiro, João Acácio, explicou que a expansão representa 5 km de dragagem adicional. Na ocasião, prefeitos e representantes do setor produtivo sinalizaram apoio à proposta.

O evento da tarde debateu a inserção do Rio Jaguarão. De acordo com Acácio, a ligação representa entre 4 a 5 km, que devem facilitar o transporte de carga na região. A expansão, também, conta com apoio da prefeitura e de representantes do setor produtivo, que se fizeram presente.

“Por meio da hidrovia vamos conseguir baratear os custos do transporte do arroz, milho, soja, fumo e madeira, entre outros. Na prática, estamos gerando oportunidade e desenvolvimento socioeconômico”, concluiu Heinze.

O encontro realizado em Jaguarão contou, também, com a presença de representantes do governo do Uruguai e de uma associação de produtores de arroz.

Obra pública: em reunião realizada em março, a pedido do senador Heinze, o ministro dos Portos e Aeroportos, assumiu o compromisso de realizar a dragagem da hidrovia, com custos da União. Trata-se de uma mudança, considerando que a gestão anterior tinha optado na modalidade de concessão. Saiba mais! 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir