Estiagem: Heinze cobra do governo repactuação de dívidas e auxílio aos produtores

O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – trouxe os impactos da estiagem no Rio Grande do Sul para o debate da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária – CRA – do Senado Federal. A audiência pública realizada nesta quinta-feira, 4, com os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, rendeu a promessa de rebates e prazos adicionais para pagamento das operações de custeio e de investimentos.

Heinze retratou a situação dos produtores rurais e cobrou ação imediata, diante da decretação de emergência por parte de 392 municípios gaúchos e da ausência de respostas contundentes por parte do governo federal. “Os demais estados colheram e nós, do Sul, tivemos prejuízos de até 100% em algumas regiões. É a terceira safra, em quatro, que a falta de chuvas extermina as lavouras e a produção pecuária. Os bancos estão cobrando e pressionando e ainda não temos uma resposta do governo. As perdas ultrapassam R$ 200 bilhões e precisamos de uma negociação diferenciada para o Rio Grande do Sul”, ressaltou o gaúcho.

Em resposta ao apelo, o ministro Paulo Teixeira pediu que o senador Heinze encaminhe um resumo com a demanda local e as soluções visualizadas. O ministro Fávaro também assumiu um compromisso público. “Estamos dispostos a dialogar e criar a securitização desse endividamento, além de promover adoção de novas linhas de produção para garantir a continuidade da produção gaúcha”, afirmou Fávaro.

IRRIGAÇÃO: durante a audiência, o senador Heinze também destacou um projeto de irrigação que tem capitaneado, junto a iniciativa privada, que inclui o mapeamento das bacias hidrográficas e a recuperação de nascentes como solução de médio e longo prazo. “Precisamos pensar no amanhã, nesse sentido meu trabalho está focado no desenvolvimento de um projeto piloto que irá atender mais de 70 mil propriedades nas regiões das Missões e Fronteira Noroeste. Temos como base os resultados conquistados por meio do programa Juntos pelo Araguaia, desenvolvido pelo governador Ronaldo Caiado (de Goiás)”, ressaltou Heinze.

Ainda durante a audiência pública, o governo federal declarou apoio aos projetos de lei prioritários para o setor rural que tratam da questão dos pesticidas – 1459/22 -, simplificação do licenciamento ambiental – 2159/21 e da construção de açudes em Áreas de Preservação Permanente – APP – de autoria do senador Heinze – 1282/19.

Heinze assegurou que irá acompanhar e cobrar urgência para o anúncio da ajuda aos produtores. “Já na próxima semana vou entregar, pessoalmente, aos ministros as sugestões de soluções, considerando as contribuições da Farsul, Fetag e de instituições bancárias”, afirmou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir