Estiagem: senador Heinze cobra pacote de ajuda aos produtores rurais

Em uma audiência realizada nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, articulada pelo senador Luis Carlos Heinze – PP/RS, os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assumiram o compromisso de instituir um grupo de trabalho – GT – para analisar os prejuízos causados pela forte estiagem que atinge o Rio Grande do Sul.

O senador Heinze cobrou a prorrogação das parcelas de custeios e investimentos dos produtores rurais que perderam a totalidade ou parte de suas produções em decorrência da falta de chuvas. “São dois anos seguidos de prejuízos e os produtores precisam desse apoio do governo”, destacou.

Heinze que pediu celeridade nas ações mitigatórias, destacou também a importância de ser implementando um programa permanente e preventivo de combate a estiagem. “Temos uma emergência neste momento, que exige ações imediatas, mas precisamos de soluções consistentes que, de fato, amenizem o problema. O projeto de minha autoria que permite a construção de reservatórios de água em Areas de Proteção Permanente – APP – é uma das ferramentas que pode auxiliar”, ressaltou.

Para ajudar os municípios, Heinze também cobrou urgência na liberação das emendas individuais e de bancada. “São recursos que vão ajudar as administrações a reduzirem os impactos negativos de mais essa estiagem”, garante.

Também entrou na lista de soluções a criação de programa de revitalização de nascentes, além da ampliação do diálogo com os interessados para garantir segurança hídrica. Os ministros também mencionaram uma possível visita presidencial nas áreas afetadas.

Segundo a Defesa Civil do estado do Rio Grande do Sul, até o final da tarde desta quarta-feira, 8 de fevereiro, 265 municípios, de um total de 497, já tinham decretado situação de emergência ou de calamidade pública.

Saiba mais: conheça o PL 1.282/19, de autoria do senador Luis Carlos Heinze, que autoriza a construção de reservatórios d’água em áreas de preservação permanentes – APP’s.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir