Senador Heinze assina pedido de CPI dos institutos de pesquisas eleitorais

O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – registrou, nesta quarta-feira, 5, sua assinatura em apoio a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI – para investigar os sistemas de pesquisas eleitorais. A iniciativa quer respostas para a discrepância de dados, observadas nas eleições deste ano.

O parlamentar gaúcho reforçou o requerimento do senador Marcos do Val – Podemos/ES – e destacou o impacto na corrida eleitoral. “As pesquisas têm o poder de influenciar o eleitor e toda essa distância entre a urna e os dados apresentados chama atenção. Precisamos saber se existe ou não, interferência de natureza escusas. A defensa da democracia é um dever do parlamento”, afirmou Heinze.

Entre as argumentações que embasam a criação da CPI, estão a necessidade de verificação técnica dos critérios utilizados e seus possíveis desvios. A comissão, depois de instalada pelo presidente do Senado, deverá contar com 18 membros, sendo sete suplentes. Cabe ao colegiado realizar diligências, audiências, inquirir testemunhas sob compromisso e requisitar informações ou documentos a órgãos públicos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir