Senador Heinze e ABCS cobram linha especial de crédito para suinocultores

Na quarta-feira (27), o senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) solicitou apoio do Ministério da Economia para liberação de recurso para uma linha de crédito para criadores de suínos. A reunião para apresentação do pleito aconteceu em Brasília e contou com a interlocução do secretário Especial do Tesouro e Orçamento, Esteves Pedro Colnago Junior.

Na audiência com o secretário ficou acertado que o financiamento para retenção de matrizes, será analisado, em maio, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Dirigentes da Associação Brasileira de Criadores de Suínos – ABCS – argumentam que a média dos custos do primeiro trimestre de 2022 cresceu 38%, enquanto o valor de venda do suíno teve um aumento de apenas 12%, comparado com o mesmo período de 2021. “Temos um evidente desequilíbrio entre o custo de produção e o preço de venda. Não tem como fechar essa conta que já causa grandes prejuízos aos produtores. O governo precisa intervir para minimizar esses efeitos”, complementa o senador Heinze.  

O parlamentar também lembrou da importância social e econômica do setor. “Precisamos auxiliar os produtores de suínos que enfrentam essa crise. Estamos falando de um segmento que emprega mais de um milhão de pessoas no Brasil e movimenta 5,4 bilhões, apenas no Rio Grande do Sul”, afirma.

A ABCS estima um montante de R$ 1,7 bilhão para o custeio pecuário que deve ser disponibilizado para suinocultores de pequeno e médio porte.

A audiência contou com a presença do presidente da ABCS, Marcelo Lopes, e da pré-candidata a vice-governadora do Rio Grande do Sul na chapa do senador Heinze, Tanise Sabino (PTB/RS).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir