Iniciativa do deputado Issur Koch reforça ações do senador Heinze para instalação do novo porto no Litoral Norte

O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) participou nesta quarta-feira, 6 de abril, de uma audiência pública promovida pela Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul que debateu a construção de um novo terminal marítimo no estado. Previsto para ser construído no município de Arroio do Sal, no litoral norte, a obra terá aporte financeiro que pode superar R$ 6 bilhões, o maior investimento privado já registrado no estado.

O evento foi coordenado pelo deputado estadual Issur Koch (PP) que também preside uma frente parlamentar em apoio ao empreendimento portuário. De acordo com o parlamentar, a maior densidade industrial está concentrada na região norte gaúcha. Issur também destacou que não haverá competição com o Porto de Rio Grande. “Será um complemento, não um adversário. O Rio Grande do Sul conta com um único porto, enquanto Santa Catarina tem seis terminais”, disse o deputado.

Entusiasta da obra e articulador do projeto, o senador Luis Carlos Heinze disse que o custo logístico do estado é o mais elevado do país e destacou o impacto no desenvolvimento regional. “Muitos investimentos virão para a região. Todos os municípios se beneficiarão. Será uma revolução para o litoral norte e precisamos do apoio da Assembleia Legislativa. Nosso trabalho é para que essa obra saia do papel, ajude a reduzir custos e entre para a história do Rio Grande do Sul”, garantiu.

Heinze destacou ainda que uma empresa do ramo de fertilizantes tem previsão de investir outros R$ 10 bilhões como um dos impactos da instalação do porto. Heinze citou também a Hidrovia da Lagoa Mirim, que pode ser a primeira via deste tipo pedagiada no país, com uma obra que fomenta o setor logístico.

“Vamos apresentar esse projeto e os que se desenvolvem nesse entorno, mostrando um fato pouco conhecido, que é o sistema hidroviário que existe no Rio Grande do Sul e não é explorado. O estado pode fazer uma revolução e voltar ao que já foi por meio de hidrovias”, afirmou.

O engenheiro João Acácio Gomes de Oliveira, diretor da DTA Engenharia, empresa responsável pelo projeto, lembrou que o empreendimento vai potencializar o turismo da região. “O Litoral Norte irá desenvolver sua vocação turística, pois o novo porto prevê, também, a criação de terminais de passageiros para receber navios de cruzeiros, algo que não acontece atualmente”.

Também participaram da audiência o engenheiro e ex-deputado federal Fernando Carrion, o líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes (PP), e os deputados Vilmar Lourenço (PP), Carlos Búrigo (MDB) e Vilmar Zanchin (MDB), representantes e lideranças políticas do Litoral, entidades de classe e governo do estado.

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