Senador Heinze cobra renovação da concessão da ponte entre São Borja e Santo Tomé

Em julho do ano passado os governos do Brasil e da Argentina assinaram um acordo para prorrogação da concessão da Ponte Internacional que liga São Borja a Santo Tomé por mais um ano, renováveis por até 12 meses. Inaugurada em 9 de dezembro de 1997, a permissão de exploração de pedágio concedida a empresa Mercovia, venceu em agosto de 2021.

Preocupado com a continuidade das atividades no Centro Unificado de Fronteira – CUF, o senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) procurou a representação dos dois países e cobrou a renovação do termo. Segundo o senador, o assunto também constará na pauta da reunião entre as duas nações, marcada para os dias 18 e 19 de abril.

“Uma demanda que trabalhei muito no ano passado em conjunto com o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, Câmara de Vereadores e a Associação Comercial do município. Primeiro reunimos os governos e a concessionária, depois o empresariado e, finalmente, chegamos no acordo. Agora é preciso renovar e garantir a regularidade das operações de comércio exterior, incluindo fluxos de mercadorias, meios de transporte e pessoas”, explica o senador.

Hoje, 26% de todo o comércio entre os dois países passa pela ponte Internacional da Integração. Com a adoção de aduana integrada e do centro unificado o modelo é referência para toda a América do Sul, principalmente pela agilidade que proporciona às liberações alfandegárias.

“Temos ali uma experiência que deu certo em relação as outras estruturas existentes. Reunimos em um só lugar a Polícia Federal, Receita Federal, Ministérios da Saúde e Agricultura, Vigilância Sanitária, entre outros órgãos. Uma estrutura que facilita o trânsito integrado entre as nações”, afirma Heinze.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir