Correio do Povo – Com presença de Heinze, reunião visa fórum permanente da Rodovia do Progresso

Promovido pelo deputado estadual Vilmar Lourenço, um encontro na Sala João Neves da Fontoura da Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira, contou com a presença do senador Luis Carlos Heinze e autoridades da Região Metropolitana, marcando o avanço na criação de um fórum permanente sobre a implementação da ERS-010, também conhecida como Rodovia do Progresso.

O projeto, que tem como objetivo desafogar o fluxo da BR-116, impacta nove municípios, ligando Porto Alegre, na BR-290, ao Vale do Paranhana, passando pelo Vale do Sinos.

“Essa obra já está atrasada há 15 ou 20 anos. A rodovia já poderia gerar empregos e impostos que seriam revertidos para o desenvolvimento social neste período”, enfatizou Lourenço, complementando que os leitos da nova estrada serviram para a instalação de parques industriais.

A ideia do deputado é criar um fórum permanente sobre o projeto da rodovia, envolvendo todos os agentes públicos e privados interessados.

O senador Luis Carlos Heinze vê a existência de um gargalo para o Vale do Sinos e Região Metropolitana e acredita na Rodovia do Progresso como uma opção mais em conta na comparação com a extensão da BR-448, a Rodovia do Parque, até Portão. “Essa ligação é muito importante e só vejo uma forma dessa obra sair: com a iniciativa privada, é pela concessão”, afirmou.

Heinze citou que, através do governo federal e parcerias, a duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos, na BR-116, em São Leopoldo, e a ligação da Rodovia Transaçoriana, em São Sebastião do Caí, com a BR-386, são formas de melhorar o fluxo de caros nas rodovias da região. 

Como presidente do Consórcio Metropolitano da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, reiterou o apoio das prefeituras impactadas pela obra. “A BR-116 está esgotada. É extremamente importante uma via alternativa. Nós, prefeitos, estamos juntos e entendemos essa necessidade. Somos parceiros na construção desse projeto”, disse.

Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga serão beneficiadas com a instalação da rodovia.

20 anos de idas e vindas

Em novembro de 2001, no governo de Olívio Dutra, a primeira comissão que analisou o tema foi criada. Nas gestões seguintes, a rodovia seguiu na pauta do Pirtatini, chegando a ser licitada no governo Yeda em contrato vencido pela Odebrecht, com valor de R$ 1,4 bilhão. Depois, na gestão de Tarso Genro, houve nova licitação para estudo de viabilidade.

Durante a gestão de José Ivo Sartori, houve a tentativa de retomar o contrato com a Odebrecht, no entanto o projeto não foi levado a diante pelo envolvimento da empresa na Operação Lava-Jato. O governo Eduardo Leite iniciou Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), em 2020. 

Fonte: Correio do Povo

 
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