Ministra da Agricultura visita região atingida pela estiagem e analisa formas de ajudar os produtores rurais

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, visitou na manhã desta quarta-feira, 12, uma propriedade em Santo Ângelo, nas Missões, e pode ver de perto os prejuízos causados pela estiagem nas produções de soja, milho e rebanho bovino de leite e pecuária.

Logo depois, a ministra participou de um encontro com centenas de produtores e representantes do setor na sede da Universidade Regional Integrada – URI – e falou sobre as possibilidades imediatas de ajuda financeira e investimentos na irrigação. O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), que agendou a visita da titular da Pasta ao estado, participou do encontro de forma virtual. Na segunda-feira, 10, ele anunciou que testou positivo para a Covid-19, pela segunda vez. Durante seu pronunciamento reproduzido em um telão montado no salão da URI, Heinze garantiu que o agricultor não ficará desamparado. “O presidente Bolsonaro e a ministra Tereza vão anunciar um pacote de ajuda aos produtores”, confirmou.

A ministra estava acompanhada de um quadro técnico importante para validar e viabilizar as solicitações do setor. Na comitiva estavam presentes o secretário de Política Agrícola, Guilherme Bastos; os presidentes da Conab, Guilherme Ribeiro; e da Embrapa, Celso Moretti; o diretor de Agronegócio do Banco do Brasil, Antônio Chiarello; o subsecretário de Política Agrícola do Ministério da Economia, Rogério Boueri; o chefe do departamento de Crédito Rural e Proagro do Banco Central, Cláudio Filgueiras; o diretor de cooperativismo e acesso aos mercados, Márcio Madalena e a superintendente do MAPA no Rio Grande do Sul (SFA/RS), Helena Pan Rugeri.

ESPUMOSO: mais cedo, no início da manhã, o senador Luis Carlos Heinze participou de uma audiência pública que reuniu cerca de 600 pessoas na Casa da Cultura de Espumoso, no Norte do estado. Mais de 40 lideranças ligadas a agricultura e entidades como sindicatos, cooperativas, cerealistas e Emater, estiverem presentes. A crítica situação causada pela falta de chuvas, também foi o tema do encontro.

As entidades do setor destacaram que a última precipitação expressiva foi registrada no dia 23 de outubro do ano passado. Depois dessa data, ocorreram chuvas irregulares e localizadas. Outro dado importante revelado no encontro foi que apenas 60% da área de soja foi plantada. Desse total, apenas 50% germinou. Nas culturas de milho e feijão as perdas chegam a 100%, mesma situação para as culturas de subsistência como frutas e verduras. O setor leiteiro registra queda de 40% e aumento dos custos em até 50%. É ainda impactante a falta de água nas propriedades rurais para consumo humano e animal.

Os agricultores e as cooperativas aguardam por uma resposta imediata e efetiva por parte das autoridades. Para atender as demandas do setor, o senador Luis Carlos Heinze trabalha para obter socorro financeiro e outras medidas para os atingidos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir