Senador Heinze destaca importância de investimentos em ferrovias e hidrovias para o desenvolvimento do RS

Esta quarta-feira (8/12) foi de eventos entre lideranças políticas e empresariais para debater dois temas relevantes para o Rio Grande do Sul: hidrovias e ferrovias. Os modais são defendidos pelo senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), que tem trabalhado duro para tirar do papel demandas históricas. Os encontros aconteceram na FIERGS e na UFRGS.

            O primeiro evento ocorreu durante a manhã no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. Técnicos do Ministério da Infraestrutura mostraram aos empresários os projetos para revitalização e construção de ferrovias. O secretário nacional de Transporte Terrestre, Marcello Costa, destacou que é necessário antecipar a renovação da concessão com a empresa Rumo, responsável pela Malha Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). O governo federal busca um acordo com garantia de investimentos, algo que não está previsto no contrato atual, que termina em 2027.

            O secretário lembrou que a Malha Sul tem pouco mais de 7 mil quilômetros de extensão e os investimentos são estimados em R$ 10 bilhões para os três estados. O plano seria revitalizar trechos e liberar outros que estão em desuso. Atualmente, menos de 2 mil quilômetros estão em atividade. O senador Heinze reforçou a importância do modal para reduzir custos: “O custo logístico é muito alto para os produtos feitos aqui no Rio Grande do Sul. O transporte de carga representa cerca de 20% dos custos. As ferrovias são importantes para tornarmos os produtos gaúchos mais competitivos no exterior”.

            O objetivo é tornar realidade o projeto de investimento nos próximos dois anos. É importante lembrar que o marco legal ferroviário do país já foi aprovado no Senado e está em tramitação na Câmara dos Deputados. O senador Heinze reiterou que o interesse é de todos: “As federações da indústria dos três estados, o comércio, a agricultura, as cooperativas e os cerealistas desejam ver em prática esse projeto. Essa união de esforços resultará em desenvolvimento para todos”.

            O segundo evento aconteceu no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e reuniu autoridades do Brasil, do Uruguai e empresários. Como tema central: navegação na hidrovia Lagoa Mirim – Lagoa dos Patos. O tema está engavetado desde 1961. Agora, 60 anos depois, a hidrovia entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai está mais próxima de se tornar realidade.             Esse trabalho tem entre as lideranças o senador Luis Carlos Heinze: “Será a primeira hidrovia com pedágio da América Latina. O investimento privado mudará a logística entre o Brasil e o Uruguai, principalmente com o Rio Grande do Sul. A importação e a exportação de produtos, especialmente agrícolas, são pontos de interesse em comum dos dois países. Uma área de um milhão de hectares, que tem arroz e pecuária, será beneficiada. O Uruguai produz também cimento, que poderá chegar ao Rio Grande do Sul com valor mais competitivo”.

            A empresa DTA Engenharia Portuária e Ambiental, de São Paulo, está envolvida no projeto e apresentou o estudo de batimetria. O presidente da empresa, João Acácio, destacou que a dragagem da hidrovia é simples, porém a eclusa precisa ser vista com mais atenção. Os investimentos são estimados em 10 bilhões de dólares.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir