Ciclo de debates discute alternativas para o RS em Uruguaiana

O ciclo de debates Pra Fazer Acontecer chegou, nesta sexta-feira (03), a Uruguaiana. O evento colheu contribuições do setor produtivo e da sociedade civil para a formulação do plano de governo do Progressistas, que tem o senador Luis Carlos Heinze (PP) como pré-candidato ao Governo do Estado.

Aberto à sociedade e a representantes de diferentes partidos, o seminário recebeu lideranças da Fronteira Oeste e da Fronteira Sudoeste no Clube Comercial. Este foi o nono e último evento da série — o oitavo no interior do Estado.

“Mais de 3 mil pessoas estiveram nos nossos eventos, além de centenas de pessoas que acompanharam de modo online. Ouvimos entidades representativas do setor produtivo, lideranças de diferentes partidos e recebemos inúmeras contribuições, que serão compiladas em um documento”, destaca o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, um dos coordenadores da atividade.

Contribuições

A exemplo de outras regiões do Estado, em Uruguaiana as prioridades elencadas foram na área da infraestrutura, saúde, segurança, educação, oportunidades de emprego para os jovens e políticas públicas para os aposentados. A necessidade de conectividade de internet na zona rural também foi levantada.

“Estamos em pleno 2021 e existem localidades ainda sem sinal de telefone e internet. Não conseguimos emitir uma nota fiscal em determinadas regiões por falta de conectividade. É algo que precisamos avançar”, destacou o presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí, Roberto Fagundes.

Prefeito de Uruguaiana e anfitrião do evento, Ronnie Mello (PP) destacou a oportunidade que a região teve para se manifestar e participar de forma efetiva da formulação do plano de governo do Progressistas.

Foco no desenvolvimento do Estado

O senador Luis Carlos Heinze apresentou um panorama geral do trabalho realizado nos últimos anos no Senado Federal, sobretudo em relação à infraestrutura e ao desenvolvimento regional.

“Atuo ao lado do governo federal para destravar concessões de rodovias, portos, aeroportos e ferrovias, pois isso eleva a competitividade do Estado. Na atração de investimentos para o Rio Grande do Sul, como no caso do Porto de Arroio do Sal. Em projetos para ampliar a geração de energia, seja pela matriz eólica ou hídrica. Mostramos que, com trabalho, as coisas acontecem. E é disso que o Estado precisa: de um governo voltado para a sociedade, que conheça e trabalhe para resolver as demandas das pessoas”, destacou Heinze.

Presenças

O evento contou ainda com a participação dos deputados federais Afonso Hamm e Covatti Filho; do presidente estadual do Progressistas, Celso Bernardi; do presidente do Jovens Progressistas RS, Luís Vicente Aquino; além de pré-candidatos a deputado, prefeitos, vereadores e secretários municipais de diferentes municípios da região.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir