Heinze pede mais prazo para acordo de exportação de arroz para o México

O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), em conjunto com a Federarroz, negocia a ampliação do prazo para exportação de arroz para o México, dentro da cota de isenção das 75 mil toneladas, acordadas com aquele país, que tem validade até o final de 2021.

No início deste mês foi fechada uma negociação para embarque de 25 mil toneladas do grão em casca. O navio, com destino a América do Norte, deve ser carregado no início de dezembro. O parlamentar teme que o equilíbrio entre os preços domésticos e a variação cambial, afaste o interesse dos mexicanos nas outras 50 mil toneladas. “Apesar do nosso arroz ser extremamente superior, o impacto financeiro pode atrapalhar e tornar nosso arroz menos competitivo. Por isso, é importante que o governo mexicano estenda a isenção para mais alguns meses”, defende.

Segundo Heinze, o embaixador brasileiro, Fernando Coimbra, esteve nesta semana com a secretária de Economia mexicana, Tatiana Clouthier, e reiterou o pedido de manutenção da quota para o arroz com e sem casca. O parlamentar afirmou ainda estar otimista com as negociações e que importadores, industriários e produtores nacionais acreditam no fechamento de novos contratos ainda neste ano. “Estamos empenhados na dilação do prazo. Porém, a estabilização da economia e do dólar indica que vamos fechar excelentes negócios para o nosso arroz”, avalia.

Novos mercados: a atuação do senador Luis Carlos Heinze junto ao presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil – Sérgio Barbosa, foi decisiva na busca de novos mercados para o arroz brasileiro nos últimos meses.

A primeira reunião com a Agência ocorreu em dezembro de 2019. Com o acirramento da pandemia, uma nova rodada de negociações para a promoção comercial do arroz irrigado, produzido quase que em sua totalidade no estado gaúcho – cerca de 70% – só ocorreu em junho do ano passado.

A capacidade de articulação e de negociação do parlamentar resultou no apoio imediato da Apex. Missões comerciais do segmento casca passaram a ser apoiadas pelo órgão. Uma delas foi justamente a que resultou no acordo com o México. Em outubro deste ano, o arroz brasileiro, um dos melhores do planeta, ganhou espaço na
Expo Antad & Alimentaria – considerada uma das maiores feiras de alimentos e bebidas da América Latina.

Uma nova venda de 30 mil toneladas de arroz branco também foi confirmada para Cuba. Esse será o segundo embarque em menos de 90 dias. O Peru também aprovou a aquisição de mais 14 mil toneladas do produto industrializado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir